O País – A verdade como notícia

UE reforça apoio às vítimas do IDAI com 12 milhões de Euros

A União Europeia anunciou, hoje, um montante adicional de 12 milhões de euros em ajuda humanitária para Moçambique, Zimbabwe e Malawi. Este financiamento irá aumentar o apoio às pessoas necessitadas na sequência do ciclone IDAI e das inundações subsequentes.

“Continua a ser necessária ajuda humanitária urgente e estamos a intensificar os nossos esforços para que a ajuda continue a ser canalizada para as pessoas que mais precisam, afirmou Christos Stylianides, Comissário Europeu da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, citado numa nota de imprensa enviada ao “O PAÍS”.

Do valor desembolsado, sete milhões de Euros devem ser canalizados às populações afectadas em Moçambique, onde cerca de 1.85 milhão de pessoas necessitam, urgentemente, de assistência humanitária, segundo a União Europeia. A assistência proporcionará alojamento, água e saneamento, ajuda alimentar, saúde e apoio psicossocial.

Segundo a União Europeia, o facto de o ciclone ter coincidido com o período de colheita agrícola anual, pôs em causa a segurança alimentar nos próximos meses. “A facilitação do acesso à água potável é neste momento motivo de grande preocupação dado o risco de propagação de surtos de doenças associado à escassez do precioso líquido”, lê-se na nota.

No Zimbabwe, quatro milhões de Euros serão canalizados para proporcionar abrigo, água e saneamento e assistência alimentar às pessoas afectadas pelas inundações. As inundações exacerbaram uma crise de segurança alimentar pré-existente, provocada pela seca e por uma situação económica volátil que afecta a quase três milhões de pessoas.

No Malawi, as vítimas do ciclone irão beneficiar de assistência no valor de um milhão de Euros sob a forma de ajuda alimentar e de apoio para recuperar seus meios de subsistência. As inundações neste país afectaram mais de 860 000 pessoas, tendo 85 000 destas ficado sem as suas casas e vivendo actualmente em acampamentos improvisados.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos