O País – A verdade como notícia

UE estende Covax para países vulneráveis de África

A Comissão Europeia disse, hoje, que a maioria dos países africanos não integra mecanismo de exportação de vacinas, devido à sua vulnerabilidade, mas o continente beneficia do mecanismo Covax de partilha de vacinas contra a COVID-19, sem que se escolha destinatários.

Grosso número de países africanos, segundo escreve o Notícias ao Minuto, citando a porta-voz da agremiação, Miriam Garcia Ferrer, “está excluída do mecanismo de exportação das vacinas, entretanto por princípios de solidariedade, a UE decidiu que não deveriam estar sujeitos às condições que são estabelecidas nesses acordos”.

A porta-voz salientou, no entanto, que a África do Sul, por exemplo, está entre os 10 principais importadores de vacinas, o que indica que o sistema de exportação está a funcionar.

Já no que diz respeito à iniciativa Covax Facility, que trabalha para a aquisição e posterior distribuição de vacinas contra a COVID-19 para os países mais pobres, Garcia Ferrer reiterou que Bruxelas é um contribuinte significativo, sendo que 40 por cento das entregas que foram feitas via Covax vêm da União Europeia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos