O País – A verdade como notícia

UE diz que África deve estar pronta para combater pandemias e outras doenças

Foto: Notícias ao Minuto

A Comissão Europeia disse, ontem, que África deve estar pronta a enfrentar não só a COVID-19, como também outras doenças e, para isso, decidiu financiar com 125 milhões de euros aos países africanos para vacinação, além dos 100 milhões já prometidos.

“A menos de 10 dias da Cimeira UE – União Africana, estamos prontos a estabelecer uma parceria com África para tornar esse futuro uma realidade”, disse a comissária europeia da tutela sanitária, Stella Kyriakides, durante uma reunião conjunta de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Saúde da União Europeia em Lyon, na França.

Em concreto, segundo a comissária da Saúde, a UE já “lançou uma iniciativa de 100 milhões de euros para apoiar o lançamento de vacinas em África, com um financiamento adicional de 125 milhões de euros para países africanos para vacinação, formação, equipamento médico e sequenciação” agora anunciado, escreve o Notícias ao Minuto.

A posição da responsável surge dias antes de os dirigentes da UE e da União Africana (UA), bem como dos respetivos Estados-membros, se reunirem em Bruxelas para a sexta cimeira conjunta.

O encontro diplomático de alto nível visa estabelecer as bases de uma parceria UA-UE renovada e aprofundada, esperando-se desde logo um pacote de investimento África-Europa, tendo em conta desafios mundiais como as alterações climáticas e a actual crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19.

Também serão discutidas questões sobre como promover a estabilidade e a segurança.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos