O País – A verdade como notícia

UE destaca coordenação no combate ao terrorismo em Moçambique

A União Europeia diz não se opor à intervenção da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) no combate ao terrorismo em Moçambique, mas espera que haja abertura para que outras organizações internacionais ajudem na resolução do conflito em Cabo Delgado.

“O importante aqui é termos uma boa coordenação e uma boa complementaridade das diferentes intervenções. Há coisas que a União Europeia pode fazer, pois tem uma larga experiência. Não há espaço para conflitos, porque todas as acções são dirigidas para o mesmo objectivo, que é combater esta situação do terrorismo e ajudar as pessoas que estão a sofrer as consequências”, esclareceu Antonio Gaspar, embaixador da União Europeia em Moçambique.

Segundo o representante, além do apoio directo na luta contra o terrorismo, a União Europeia continua disponível para ajudar Moçambique na área de ajuda humanitária aos deslocados que vivem em condições consideradas desumanas.

“A pedido do Presidente da República, a União Europeia vai trabalhar na capacitação, na formação e na disponibilização de equipamento não letal às Forças de Defesa e Segurança de Moçambique. Para dizer que a missão da União Europeia não vai ser desfeita em Cabo Delgado. Ela vai trabalhar nos locais de treino das Forças de Defesa moçambicanas, mas também vamos continuar a dar apoio às pessoas afectadas”, disse Gaspar para depois anunciar mais acções de ajuda de países europeus.

“Está prevista a chegada, dentro de dias, de dois aviões com ajuda humanitária, com donativos de Portugal e Itália”, esperançou.

O Embaixador da União Europeia em Moçambique esteve de visita a Cabo Delgado para avaliar o apoio direccionado pela organização às vítimas do terrorismo.

Depois de ter visitado o terreno, o dirigente disse ter saído da província com uma visão realista da situação, sendo que agora será mais fácil arranjar soluções para mitigar os efeitos dos problemas vividos pelos deslocados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos