O País – A verdade como notícia

Ucrânia impõe vistos à entrada de cidadãos russos

A Ucrânia vai impor vistos para os russos a partir de 1 de Julho, anunciou esta sexta-feira, o Presidente Volodymyr Zelensky, numa altura em que se completam quase quatro meses da invasão russa do país.

“A Ucrânia vai introduzir um regime de vistos para os cidadãos russos a partir de 1 de julho com o objetivo de “contrariar as ameaças sem precedentes à segurança nacional, à soberania e à integridade territorial do nosso Estado”, disse no Telegram o chefe de Estado ucraniano, citado pelo Observador.

Uma hora e meia mais tarde, o primeiro-ministro Denys Chmygal anunciou a adopção pelo seu governo de uma decisão formal relativa à ruptura de um acordo sobre o regime “sem vistos” com a Rússia.

“Rompemos em definitivo as ligações com a Rússia”, acrescentou.

A aprovação deste regime implica o fim das viagens sem visto para os russos que estava em vigor desde 1991, na sequência da independência da Ucrânia após a desintegração da União Soviética.

“No âmbito da guerra desencadeada pela Rússia, é necessário reforçar o controlo sobre a entrada de cidadãos russos na Ucrânia. A segurança é a prioridade”, acrescentou Andrii Iermak, chefe da administração presidencial.

A Rússia e a Ucrânia, duas ex-repúblicas soviéticas eslavas, partilham uma fronteira comum com cerca de 2.300 quilómetros e estão ainda muito próximas devido às ligações familiares entre os seus cidadãos.

O número de russos que viajavam para a Ucrânia registou uma queda abrupta após a anexação em 2014 por Moscovo da península da Crimeia, seguida de uma guerra civil entre o exército de Kiev e as forças separatistas russófonas do leste da Ucrânia, apoiadas pelo Kremlin.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos