O País – A verdade como notícia

UA e UE apelam para um cessar-fogo imediato na Etiópia

Foto: O País

As nações africanas e ocidentais apelaram, ontem, para um cessar-fogo imediato na Etiópia, depois de as forças tigreanas do Norte do país terem dito que estavam prestes a tomar a capital do país.

As reacções para um diálogo surgem após várias divergências entre o Governo da Etiópia e a Frente de Libertação do Povo de Tigray. Um enviado especial dos Estados Unidos da América para África, Jeffrey Feltman, chegou a Adis Abeba para pressionar uma paragem de operações militares e um início de conversações de cessar-fogo.

O Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, disse ter-se encontrado com Feltman, para discutir esforços do diálogo e soluções para o conflito entre o Governo central e a Frente de Libertação do Povo Tigray e seus aliados.

A União Europeia e o bloco da África Oriental juntaram-se a organismos que apelam para um cessar-fogo. O Presidente da Uganda, Yoweri Museveni, anunciou uma reunião da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento em Novembro para discutir a guerra.

O Governo etíope retirou os pedidos de conversações, dizendo que os novos recrutas estavam a atender ao pedido de luta e acusou as forças do Tigray de exagerar nos seus ganhos territoriais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos