O País – A verdade como notícia

“Txapita” flexibiliza sistema de transporte no “Grande Maputo”

Foi lançado esta sexta-feira o aplicativo “Txapita” que permite aos passageiros terem a localização do seu autocarro e a previsão da sua chegada à paragem. Os beneficiários acreditam que a iniciativa vai flexibilizar o sistema de transporte e evitar o encurtamento de rotas na região do Grande Maputo.

Um problema crónico na região do Grande Maputo…o transporte…

As longas filas de passageiros que esperam por um autocarro que lhes vá deixar no seu destino…em média, a permanência na paragem é de 30 minutos. 

São, aparentemente, poucos minutos, mas dolorosos para quem está ansioso em chegar a casa e que está num mar de incerteza sobre a hora que o autocarro vai chegar à sua paragem, mas quase todos os passageiros tem a certeza de que seria bom se soubessem.

O que os passageiros ainda não sabem é que a partir do celular podem ter a localização do autocarro e a sua hora de chegada na paragem…
O aplicativo chama-se “Txapita”. Um sistema instalado nos transportes públicos que permite aos passageiros, a partir do celular, conhecerem a localização e hora que o autocarro vai chegar a paragem, segundo explicou, René Menezes, um dos criadores do Sistema.

Além de agregar valor ao passageiro, o aplicativo lançado, oficialmente, ontem, ajuda a fazer melhor gestão da frota de transportes, ou seja, a partir dele é possível controlar o encurtamento de rota e as voltas que o autocarro faz diariamente.

Os criadores do sistema asseguraram que o mesmo já foi instalado em alguns autocarros que fazerem as seguintes rotas: Baixa-Boane; Museu-1º de Maio; Magoanine-Baixa; Museu – Zimpeto e Cidade da Matola-Baixa. Entretanto, no terreno a realidade é outra. A maioria dos carros ainda não possuem o sistema. E deve ser por isso que o presidente da Agência Metropolitana de Maputo considera que vai ser um desafio fazer o aplicativo funcionar na plenitude. Aliás, ele pede a contribuição e todos os passageiros e operadores dos transportes para que o sistema ajude a melhorar a gestão do transporte no Grande Maputo. 

O aplicativo poderá ainda ajudar na identificação do nível de congestionamento das vias na região do Grande Maputo. 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos