O País – A verdade como notícia

Turquia promete 15 milhões de doses de vacinas para África

A Turquia enviará 15 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19. A promessa foi feita este sábado, pelo presidente Recep Tayyip Erdogan num encontro que reuniu dezenas de líderes do continente em Istambul.

Erdogan anunciou que a Turquia se encarregaria da entrega das 15 milhões de doses destinadas a conter a propagação da pandemia no continente, em grande parte deixado para trás pelas campanhas de vacinação, de acordo com o Notícias ao Minuto.

O presidente da Turquia explicou que investigadores turcos desenvolveram uma vacina, a “Turkovac”, tendo sido solicitada a sua aprovação de emergência e assim que esta ocorrer a vacina será compartilhada com África.

Na última semana, o número de infecções por Coronavírus aumentou 57% no continente, sendo a África do Sul, onde a variante Ómicron foi identificada, o país mais afectado.

Erdogan também expressou o desejo de fortalecer os intercâmbios com a África em um grande número de áreas, incluindo saúde, defesa, energia, agricultura e tecnologia. “O verdadeiro potencial entre nós vai muito além dos nossos objetivos atuais”, insistiu.

O volume do comércio entre a Turquia e a África aumentou em 20 anos de 5,4 mil milhões de dólares para 25,3 mil milhões em 2020.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, 16 Chefes de Estado e 102 ministros africanos participam na cimeira que termina hoje e que deu origem a numerosas negociações bilaterais com autoridades turcas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos