O País – A verdade como notícia

Tufão Haishen causa inundações e cortes de electricidade na Coreia do Sul

Seul já tinha colocado o país no seu nível de alerta de tufão mais alto antes do tufão Haishen atingir. O tufão Haishen atingiu Busan, o maior porto e a segunda maior cidade da Coreia do Sul, com velocidades do vento suficientemente fortes para fazer rolar carros em movimento e desalojar rochas, mas não conseguiu aterrar até chegar a Ulsan mais acima na costa.

Mais de 300 voos tiveram de ser cancelados juntamente com os serviços ferroviários acima do solo para Busan. Houve também falhas de energia em toda a cidade, com equipas de trabalho a deslocarem-se por trás do tufão para tentarem reconectar as pessoas o mais rapidamente possível. Milhares de barcos de pesca foram deslocados para locais seguros e mais de 1.600 residentes foram evacuados devido à possibilidade de deslizamentos de terra.

Alguns residentes que foram afectados pelas inundações causadas pelo tufão Maysak na semana passada conseguiram tomar medidas de precaução, embora as caves ainda estivessem inundadas e as áreas industriais tivessem sido duramente atingidas com danos generalizados causados pelo terceiro tufão a atingir a península no maior número de semanas.

Haishen atingiu a Coreia, após ter lavrado através de Okinawa e outras ilhas do sul do Japão durante o fim-de-semana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos