O País – A verdade como notícia

Tudo ou nada para Mambinhas sub-20 na Cosafa

A selecção nacional de futebol de sub-20, os Mambinhas, defrontam a África do Sul, na tarde desta terça-feira, em partida da última jornada do grupo A do torneio regional da categoria, prova que decorre em Port Elizabeth, uma das cidades sul-africanas. Este jogo é de caráter importância para o combinado nacional, já que vai definir a sua qualificação às meias-finais da competição

O combinado moçambicano de sub-20 tem uma partida difícil, esta terça-feira, nas contas para o apuramento às meias-finais do torneio regional da categoria, a Cosafa. Frente a África do Sul, os Mambinhas precisam de uma vitória ou empate para garantir a passagem à outra fase, tendo em conta o posicionamento das duas selecções na tabela classificativa.

A liderar o grupo A, com seis pontos, frutos de duas vitórias, nas primeiras duas jornadas, diante do Lesotho, por uma bola sem resposta, e Zimbabwe, por duas bolas a zero, os Mambinhas enfrentam os anfitriões, dispostos a assegurar a qualificação a todo custo, já que estão na segunda posição, com menos dois pontos, depois do empate a dois golos, frente ao Zimbabwe, e goleada de 7-0, ao Lesotho.

Pelas contas a serem feitas, um empate basta ao combinado nacional para chegar às meias-finais, e ainda mais, em primeiro lugar, relegando os sul-africanos a tentarem ser os melhores segundos classificados dos três grupos, para garantir a passagem.

Mas na pior das hipóteses, e tendo em conta o poderio do seu adversário, em caso de derrota, os Mambinhas precisam assegurar que os números não sejam acima de dois golos de diferença, uma vez que o saldo de golos pode ser determinante na selecção do segundo melhor. Neste momento os Mambinhas tem um saldo positivo de três golos, já que ainda não sofreu e, marcou um ao Lesotho e outros dois ao Zimbabwe.

Mas Dário Monteiro sabe que pode contar um conjunto bastante motivado, não só pelos resultados alcançados, mas também pela possibilidade de chegar a final da prova e garantir um lugar no Campeonato Africano das Nações da categoria, que terá lugar próximo ano.

Os jogos realizados no torneio Solidariedade, disputado antes da partida para Port Elizabeth, conferiram maior rodagem aos Mambinhas, que assim estão com pé e meio nas meias-finais, bastando para tal um empate ou mesmo a vitória, frente a África do Sul.

Os jogos das meias-finais disputam-se na sexta-feira, ficando a final marcada para domingo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos