O País – A verdade como notícia

Trump rejeita resolução para abertura temporária do governo

O governo americano está parcialmente paralisado há 24 dias, devido a falta de entendimento entre os Republicanos e Democratas nas negociações para o financiamento do muro na fronteira com o México.  O Presidente norte-americano, Donald Trump, rejeitou uma resolução parlamentar que permite a abertura temporária do governo, e disse que não irá recuar.

Trump manteve de pé a possibilidade de declarar uma emergência nacional para dispensar a autorização do Congresso.

"Não estou a pretender declarar uma emergência nacional. Isto é tão simples que não deveríamos de ter de o fazer", afirmou.

A sua decisão de rejeitar a proposta do Senador Republicano, Lindsay Graham, para uma abertura temporária, eliminou uma possibilidade de saída, sem alternativa à vista, escreveu o Notícias ao Minuto.

Devido a paralisação cerca de 800 mil funcionários públicos não recebem salário, e metade deles nem está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

O presidente norte-americano disse durante um discurso que não há substituto para um muro ou uma barreira na fronteira sul.

Trump continuou a insistir neste ponto e na reivindicação de poder assinar uma declaração de emergência nacional para lidar com o que diz ser uma crise de contrabando de droga e tráfico de mulheres e crianças na fronteira.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos