O País – A verdade como notícia

Trump pondera demitir especialista Anthony Fauci depois das eleições

O Presidente norte-americano, Donald Trump admitiu, ontem, despedir o maior especialista em doenças infecciosas do país e membro da força-tarefa da Casa Branca contra a COVID-19, depois das eleições presidenciais que vão decorrer esta terça-feira.

No seu discurso durante um dia de campanha na Flórida, Donald Trump queixou-se da cobertura da comunicação social em relação à COVID-19, quando uma multidão gritou “demita Fauci”, segundo o Notícias ao Minuto.

“Não digam a ninguém, mas esperem até um pouco depois das eleições”, afirmou o Presidente citado pelo CNN Brasil que, na sequência, agradeceu pelo conselho.

Mais tarde, o Chefe de Estado norte-americano disse que Fauci é “boa pessoa, mas enganou-se muitas vezes”.

Os pronunciamentos de Donald Trump foram feitos após uma entrevista de Anthony Fauci ao Washington Post, onde este criticou a resposta da administração de Trump à pandemia do novo Coronavírus, incluindo o médico Scott Atlas, a quem o presidente confiou a missão de aconselhá-lo a lidar com a doença. A tensão entre Trump e Fauci tem vindo a aumentar ao longo da pandemia, escreve o Notícias ao Minuto.

O epidemiologista foi recentemente atacado por Trump, defensor de que “as pessoas estão cansadas da COVID-19” e “de ouvir Fauci e todos estes idiotas”. Em resposta, o especialista defendeu a sua independência como cientista.

“Quando se está no mesmo pódio que os políticos, não se deve ter medo de dizer a alguém algo que eles não vão gostar de ouvir”, disse Anthony Fauci, citado pelo Notícias ao Minuto.

Segundo CNN Brasil, apesar de Trump e Fauci terem demonstrado cooperação no início da pandemia, a relação entre eles se deteriorou significativamente. O especialista disse que não informa mais o presidente e foi substituído por Atlas.

Até esta segunda-feira, cerca de 9,2 milhões de norte-americanos foram infectados pelo novo Coronavírus e mais de 230 mil morreram.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos