O País – A verdade como notícia

Trump ordena retirada total das tropas norte-americanas na Síria

O Presidente dos Estados Unidos de América (EUA), Donald Trump decretou vitória sobre o Estado Islâmico na Síria e ordenou o início da retirada total das tropas norte-americanas do país.

A informação foi tornada pública pelo Donald Trump, através da habitual comunicação pelo Twitter, num vídeo onde afirma que "estamos a lutar há muito tempo na Síria. Sou Presidente há quase dois anos e nós progredimos bastante e vencemos o Estado Islâmico, de forma clara. Recuperámos o território e agora chegou o momento das nossas tropas voltarem para casa."

Já a Euronews avança que o anúncio surpreendeu legisladores, aliados e conselheiros em segurança nacional do Presidente dos EUA.

No entanto, a decisão atraiu críticas, tanto da oposição democrata como por parte dos republicanos. Citado pela Euronews, Tim Kaine, senador democrata da Virginia diz que gostava de saber se "a decisão foi tomada com o conselho do Exército? Ou contra?", Questiona.

Por sua vez, Marco Rubio, senador republicado da Flórida disse que "agora que os Estados Unidos vão se retirar da Síria, estamos a entregar basicamente o país à Rússia e, em grande medida, ao Irão".

Estima-se que actualmente há cerca de 2000 soldados norte-americanos destacados no norte da Síria, essencialmente membros de forças especiais mobilizados para o combate contra o Estado Islâmico e para o treino das forças locais implicadas na reconquista das áreas controladas pelo grupo extremista.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos