O País – A verdade como notícia

Trump mantém poderes intactos até 20 de Janeiro

O actual Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump mantém plenos poderes até à posse do vencedor das eleições presidências de 03 de Novembro, Joe Biden.

Uma politóloga ouvida pela Lusa considera que Donald Trump poderá preparar-se para “usar e abusar dos seus poderes ao máximo”.

O candidato democrata Joe Biden foi, este sábado, anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de Novembro, segundo a imprensa norte-americana.

A investidura de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos da América está marcada para 20 de Janeiro de 2021. Até às 12 horas desse dia, o actual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá manter plenos poderes na presidência daquele país, segundo o Notícias ao Minuto.

“Ele tem exactamente todos os poderes que tinha, nada muda”, disse à Lusa a cientista política luso-americana Daniela Melo.

A especialista explicou que, nos próximos meses, Donald Trump será o que nos Estados Unidos se denomina como “lame duck President”, ou “Presidente pato manco”, um período em que não se espera que o Chefe de Estado faça algo relevante. No entanto, mesmo durante a transição para o novo Presidente, o actual mantém os seus poderes intactos, podendo fazer nomeações, exonerações, ordens executivas, vetar ou assinar legislação preparada pelo congresso e tudo o que o cargo lhe confere.

A Constituição dos Estados Unidos determina que o mandato presidencial é de quatro anos. O Presidente Trump assumiu o cargo a 20 de Janeiro de 2017.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos