O País – A verdade como notícia

Trump enfraqueceu poder dos EUA internacionalmente

Especialistas defendem que Donald Trump enfraqueceu liderança norte-americana na comunidade internacional, criada no final da 2a guerra mundial.

Desde que assumiu a presidência dos EUA, a 20 de Janeiro, Donald Trump enfraqueceu a liderança norte-americana da comunidade internacional, que vigorava desde o final da 2a guerra mundial.

“Apesar de estar no poder desde 20 de Janeiro, Trump já alterou a situação internacional, ao comprometer a influência americana perante outros países, reduzindo a liderança americana e enfraquecendo as regras que fundam a ordem liberal”, disse Joseph Nye, professor universitário em Harvard e considerado um dos académicos mais influentes na política internacional norte-americana.

Joseph Nye disse que esta degradação aconteceu com a retirada do Acordo de Paris, a retirada do apoio a acordos de comércio multilaterais e com as constantes ameaças de novas tarifas contra países com balança comercial positiva.

Howard Dean, ex-candidato à presidência dos EUA e hoje professor na Universidade de Yale, disse à agência Lusa que Donald Trump já mudou muito na comunidade internacional e que os EUA perderam muita liderança e autoridade moral que tinham. ”Os parceiros dos EUA não confiam em Trump e acham que não podem confiar num país sob a sua liderança”, disse o especialista.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos