O País – A verdade como notícia

Trump e Kim terminam cimeira sem acordo

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, estiveram reunidos em Hanói, Vietnam, para uma cimeira que terminou sem nenhum acordo entre as partes

Segundo uma nota da Casa Branca, os dois líderes discutiram várias formas de avançar com a desnuclearização e conceitos de evolução económica, noticiou o jornal online Notícias ao Minuto..

No início das negociações, os dois líderes admitiram a abertura de gabinetes de ligação nos dois países, enquanto Kim afirmou estar disposto à desnuclearização.

O objectivo desta cimeira era dar alguma substância aos compromissos assumidos em Singapura, em Junho passado.

Se Kim Jong-un lembrou em Hanói a perspectiva de uma representação permanente dos Estados Unidos na Coreia do Norte, Donald Trump mostrou-se mais moderado, antes da reunião, nas expectativas sobre os progressos a curto prazo.

Trump tem considerado regularmente não existir qualquer necessidade urgente em convencer o Norte ao desarmamento, enquanto Pyongyang se abster, como faz há mais de um ano, de realizar testes de mísseis e ensaios nucleares.

Kim assegura que o processo para a desnuclearização está pronto, no entanto, mostra-se evazivo sobre eventuais medidas concentas.

O Presidente norte-americano destaca o potencial económico da Coreia do Norte, ao mesmo tempo que recusa diminuir ou mesmo suspender as sanções. Os EUA exigem que Pyongyang ponha fim ao arsenal nuclear de forma completa completa, verificável e irreversível.

Por outro lado, a Coreia do Norte diz que a desnuclearização implica o levantamento das sanções internacionais que asfixiam a economia e o fim daquilo que entende serem ameaças norte-americanas, como a presença militar dos Estados Unidos na Coreia do Sul e na região, em geral.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos