O País – A verdade como notícia

Trump assina acordo que põe fim ao “Shutdown”

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, assinou o acordo para pôr fim ao Shutdown, até 15 de Fevereiro, mesmo sem  ter o financiamento para construção do muro na fronteira com o México.

Trump tomou essa decisão sob uma crescente pressão devido ao alargamento da situação de ruptura de funcionamento dos aeroportos e serviços fiscais. O Presidente norte-americano disse que vai tentar persuadir os congressistas a financiar o seu muro, escreveu o jornal online, Notícias ao Minuto.

O recuo de Trump ocorreu no 35.º dia do encerramento parcial de vários serviços do governo.

"O Presidente pensou que podia quebrar os democratas, o que não conseguiu, e espero que tenha aprendido a lição", afirmou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

Trump continua a defender a necessidade de construir o muro e ameaça tornar a fechar o governo, se não lhe derem o dinheiro necessário para isso.

"Se não conseguirmos um acordo com o Congresso, ou o governo torna a fechar em 15 de Fevereiro, outra vez, ou posso usar os poderes que me são concedidos pela lei e a Constituição para resolver esta emergência", disse Trump.

O Presidente tem dito que pode declarar uma emergência nacional de forma a financiar o muro fronteiriço unilateralmente.

O acordo inclui também o pagamento aos 800 mil funcionários públicos, que têm estado a trabalhar sem receber.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos