O País – A verdade como notícia

Tropas filipinas capturam comandante de grupo separatista islâmico

As tropas filipinas capturaram o comandante de um grupo separatista islâmico culpado de anos de sequestros com resgate e salvaram o último dos seus quatro prisioneiros indonésios.

Amajan Sahidjuan, comandante do grupo rebelde Abu Sayyaf, foi capturado numa batalha armada ontem à noite na ilha de Kalupag, província meridional do Tawi Tawi.

Os militares disseram que os militantes de Abu Sayyaf, liderados por Sahidjuan, estavam a fugir de ataques na vizinha província de Sulu quando a sua embarcação foi atingida por enormes ondas e virada do avesso, escreve o Notícias ao Minuto.

Sahidjuan, que usa como nome de guerreiro Apuh Mike, tem sido responsabilizado pela realização de sequestros com resgate desde o início dos anos 90. Foi alegadamente um dos militantes de Abu Sayyaf que atacou a cidade Ipil em 1995, onde mataram mais de 50 pessoas depois de roubarem bancos e lojas e queimarem o centro da cidade.

O Abu Sayyaf é um grupo pequeno, mas violento que foi colocado na lista negra pelas Filipinas e pelos Estados Unidos como uma organização terrorista. Algumas das suas fações alinharam-se com o grupo do Estado islâmico.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos