O País – A verdade como notícia

Tropas dos EUA estacionadas na Síria serão retiradas da fronteira com a Turquia

A Turquia vai desencadear uma intervenção militar no norte da Síria, por isso a Casa Branca anunciou a retirada das tropas dos EUA estacionadas na Síria na fronteira com a Turquia.

"As forças americanas não apoiarão nem se envolverão na operação e as forças americanas, que derrotaram o Estado Islâmico não estarão mais nas imediações", disse a Casa Branca em comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.

O Presidente turco disse no sábado que "está iminente" uma intervenção militar em território sírio contra milícias curdas e que terminou a paciência de Ancara para esperar pelo apoio dos Estados Unidos.

"Fizemos todos os preparativos, concluímos os planos da operação. Demos as ordens necessárias", disse o chefe de Estado turco, num discurso perante membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do qual é líder.

A Turquia vem pressionando os Estados Unidos para criar uma zona dita segura na Síria, uma faixa de 30 quilómetros ao longo da fronteira, onde planeia reinstalar refugiados sírios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos