O País – A verdade como notícia

Troika da SADC + Moçambique poderá prorrogar tempo das tropas estrangeiras no país

Foto: O País

O combate ao terrorismo em Moçambique parece estar longe do fim, e a ajuda militar externa poderá continuar por um tempo indeterminado.

Devido à gravidade e complexidade da situação,  o Presidente da República pondera pedir a extensão do tempo de permanência das Forças Armadas do Ruanda e dos países da África Austral, de modo a garantir o controlo total do grupo armado que começou a protagonizar actos de terror na província de Cabo Delgado em 2017, e, este ano, alastraram-se para a vizinha província de Niassa.

“Já sabíamos do enredo da guerra, porque o terrorismo não termina cedo, e vamos ver na próxima  sessão da Troika, da qual Moçambique faz parte, que poderá ser em Janeiro de 2022, para vermos o que se pode fazer”, revelou Filipe Nyusi, que reconheceu a complexidade do último conflito armado que eclodiu no país.

A possibilidade de extensão do período da  operação militar conjunta em Cabo Delgado foi confirmada pelo Presidente da República, na província de Cabo Delgado, durante a visita do seu homólogo de Botswana.

“Há uma linguagem militar que diz que ‘o bom soldado olha para trás no momento da aflição’, e quando vem o seu comandante, ele continua em frente, porque a moral sobe. Estando no fim do ano, um momento em que estes jovens deviam estar junto das suas famílias, o próprio Comandante-em-Chefe veio para almoçar com eles, ver como eles vivem e dar força”, explicou Filipe Nyusi.

Durante a visita do seu homólogo de Botswana, Filipe Nyusi voltou a agradecer a prontidão das Forças Armadas da SADC no combate ao terrorismo em Moçambique.

As Forças Armadas dos Países da África Austral e da República do Ruanda iniciaram o combate ao terrorismo em Moçambique em Julho deste ano, e a operação militar conjunta com as FADM devia terminar em Janeiro de 2022, mas, até hoje, o grupo armado continua a resistir e, além de Cabo Delgado, atravessou para a vizinha província de Niassa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos