O País – A verdade como notícia

“Tricolores” e “alvi-negros” resgatam derby mais antigo

Fotos: O País

O Campeonato Provincial ao nível da Cidade de Maputo tem um jogo há muito que não é visto. Maxaquene e Desportivo Maputo protagonizam o jogo de destaque, o derby mais antigo da capital e do país no seu todo. Outro embate de destaque vai opor o Matchedje e a Black Bulls, todos jogos pela série A.

Dia 6 de Agosto de 2019 foi a última vez que o Maxaquene e Desportivo Maputo defrontaram-se num clássico do futebol moçambicano e derby da capital do país. Foi para o Moçambola 2019 e os “alvi-negros” venceram por duas bolas sem resposta, num jogo que ajudou a garantir a sua manutenção na maior prova do futebol nacional, mas também que agudizou a crise dos maxacas, que acabaram por ser despromovidos para a segunda divisão.

O Maxaquene está a sensivelmente ano e meio sem competir devido à paralisação das competições de nível secundário e da formação, enquanto o Desportivo Maputo esteve no Moçambola 2021, ou seja, tem apenas quatro meses sem competir.

Facto mesmo é que as duas equipas estão no mesmo patamar, no que diz respeito à crise, as condições financeiras e organizacionais, bem como em termos de jogadores que compõem os seus plantéis.

Vai ser um jogo que vai levar muitos amantes do desporto ao Estádio da Machava, no sábado, tendo em conta que são duas das equipas que mais adeptos têm. E, porque houve abertura para o aumento do número de espectadores, dos 25% para 75%, espera-se que as bancadas da Machava, pelo menos a central, sejam repletas de adeptos ávidos em ver o desempenho destas duas equipas.

Aliás, as duas vêm de vitórias na jornada inaugural. O Desportivo venceu à tangente o Vulcano, com golo de Christian, enquanto o Maxaquene derrotou o 1º de Maio por 3-1, com destaque para Lenart, que apontou dois golos, e Aurio, que também facturou.

Mas este é apenas o primeiro dos vários derbies que vão protagonizar este ano, no Campeonato Provincial da Cidade de Maputo, na segunda divisão, uma vez que as duas foram relegadas do Moçambola.

Ainda pela Série A, no sábado, o Matchedje mede forças com a Black Bulls, em Tchumene. Os “militares” vêm de uma estrondosa goleada infringida ao Ferroviário das Mahotas, por 0-8. Ainda assim, a turma militar sabe que os números da quarta-feira não vão assustar a Black Bulls, campeã nacional, que procura manter os níveis altos de competição, com Inácio Soares a não facilitar e nem poupar os seus jogadores.

O empate diante do Ferroviário de Maputo na jornada inaugural é disso sinónimo, por isso haverá muito “show” em Tchumene, numa partida que se espera tenha muito público (principalmente os militares) e muitos golos.

O Ferroviário de Maputo tem a possibilidade de somar a primeira vitória, quando receber o 1º de Maio no Estádio da Machava, e colocar-se no grupo da frente, para começar a sonhar com a passagem à fase seguinte.

O mesmo não se pode dizer do embate entre Vulcano e Ferroviário das Mahotas, tendo em conta que são equipas do mesmo escalão e que iniciaram a competição com derrotas. Mais ferida estará a turma das Mahotas depois dos 8-0 averbados, e terão tendência em reverter o cenário o quanto antes.

Todos os jogos da Série A terão lugar no sábado.

 

SÉRIE B COM JOGOS DESEQUILIBRADOS

No que diz respeito a Série B, os jogos são quase todos eles desequilibrados, com as equipas tidas como grandes a serem favoritas a vencerem os seus jogos. O Costa do Sol, por exemplo, tem embate com a Académica, no Domingo.

As duas equipas vêm de resultados diferentes, ainda que não sejam negativos. Telinho deu vitória aos “canarinhos” diante da Liga Desportiva de Maputo, na primeira jornada, enquanto os “estudantes” empataram com o Mahafil a um golo, na quarta-feira.

A turma orientada por Artur Semedo tem melhores condições de sair com os três pontos na partida, olhando para a sua estrutura do plantel, bem como os seus objectivos nas provas em que disputa. Aliás, Semedo quer mostrar e provar que a sua equipa tem uma estrutura forte e capaz de vencer qualquer obstáculo, não fosse um técnico que gosta de vencer.

Já a Liga Desportiva de Maputo, que vem de uma derrota, quer reerguer-se o mais rápido possível e começar a vencer para não se deixar surpreender pela não qualificação à fase seguinte. E o adversário, Racing, pode ser o trampolim que precisava. Dário Monteiro tem esta responsabilidade e não quererá desperdiçar.

Os restantes dois jogos são entre equipas quase do mesmo campeonato, com o Mahafil a defrontar o Nacional e o Estrela Vermelha a ter pela frente o Águias Especiais.

Os jogos da Série B disputam-se no domingo, à excepção do Mahafil vs Nacional, que será sábado.

LIGA JOGABETS DA CIDADE DE MAPUTO

2ª jornada

Sábado, 19 de Fevereiro de 2021

Fer. Maputo  vs       1º de Maio

Maxaquene   vs       Desportivo

Vulcano        vs       Fer. Mahotas

Matchedje     vs       Black Bulls

Mahafil vs Nacional

Domingo, 20 de Fevereiro de 2021

Costa do Sol  vs Académica

Estrela Vermelha vs  Águias especiais

Racing vs LD Maputo

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos