O País – A verdade como notícia

Três províncias sob aviso de mau tempo para navegação marítima

As províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia poderão ser fustigadas pela tempestade “Eloise”. O fenómeno pode criar ventos fortes localmente muito fortes com uma velocidade até 70 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir 120 quilómetros por hora, gerando agitação marítima com ondulação até 10 metros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), a previsão da situação é para os paralelos 10 – 24 graus sul. “Espera-se também a ocorrência de chuva muito forte (mais de 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas”, refere um comunicado da instituição, enviado ao “O País”.

Apela-se à tomada de medidas de precaução e segurança por conta do risco associado a ventos fortes, chuvas intensas acompanhadas de trovoadas severas.

Num outro comunicado, o INAM diz que a “tempestade tropical severa “Eloise” enfraqueceu e tornou-se depressão tropical, desde esta terça-feira, no final da tarde, quando atingiu Madagáscar”.

“Na manhã desta quarta-feira, o seu epicentro localizava-se sobre Madagáscar, onde permanecerá até o dia 21 de Janeiro corrente, deslocando-se em direção ao Canal de Moçambique, a uma velocidade de 26 quilómetros por hora”.

Todavia, ainda prevê-se que a tempestade entre no canal de Moçambique no dia 21 de Janeiro, podendo afectar a navegação marítima, entre os paralelos 15 e 20 graus Sul de latitude.

“As projecções actuais continuam a indicar que esta tempestade pode evoluir até ao estágio de ciclone tropical, ainda no Canal de Moçambique, podendo o epicentro atingir a costa Moçambicana no dia 23 de Janeiro e afectar o estado de tempo nas províncias de Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo”, explica o INAM.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos