O País – A verdade como notícia

Três milhões de dólares serão investidos na conservação da biodiversidade no PNG

O Parque Nacional da Gorongosa vai investir três milhões de dólares norte-americanos para a implementação de projectos nas áreas de conservação comunitária, na província de Sofala. A iniciativa visa melhorar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento humano no grande ecossistema da Gorongosa.

Neste âmbito, o parque, em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), pretende criar áreas de conservação na zona tampão do parque com vista a desbloquear o potencial da terra e garantir o direito das comunidades de uma maneira sustentável.

Para a concretização do projecto, decorreu, nesta quinta-feira, na cidade da Beira, a primeira audiência pública das propostas de criação de áreas de conservação comunitária. Numa primeira fase vai abranger cinco povoados do distrito de Inhaminga.

Porque as áreas onde projecto em alusão será implementado são tidas pelas comunidades como fontes de sobrevivência, já iniciou a verificação rápida e participativa das famílias abrangidas, para evitar conflitos de interesses, segundo avançaram os administradores locais.

Por seu turno, a secretária de Estado em Sofala, Stella Zeca, espera que a audiência realizada esta quinta-feira, envolvendo vários intervenientes ligados à área de conservação da biodiversidade, traga resultados desejados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos