O País – A verdade como notícia

Três garimpeiros morrem durante actividade ilegal em Nampula

Três mineiros artesanais ilegais morreram no dia 27 de Junho e outros três ficaram com ferimentos ligeiros, em consequência de desabamento de duas minas de ouro e turmalina preta, no distrito de Moma, província de Nampula.

A informação foi confirmada esta quarta-feira pelo Inspector-geral de Minas, Obete Matine. Segundo a nossa fonte, as vítimas estavam em exercício de garimpo.

Um dos acidentes ocorreu numa área pertencente à mineradora de ouro – PPI-Consultorias e Serviços Lda –, no povoado de Chalaua, onde duas pessoas morreram no instante e outras três contraíram ferimentos ligeiros.

Noutra mina, a de turmalina preta e pertencente a Xing Fu Yuang Mining, localizada no Povoado de Nacapa, uma pessoa morreu dentre três que se encontravam a exercer o garimpo.

“A área de exploração de turmalina preta foi imediatamente abandonada, logo depois da ocorrência do acidente. Na área de ouro, também foram interditas operações”, disse Obete Matine.

Tanto a mineradora PPI-Consultorias e Serviços Lda quanto a Xing Fu Yuang Mining têm responsabilidades por manter segurança da área em que operam. É que, uma destas, a PPI- Consultorias e Serviços Lda, tinha paralisado temporariamente as suas actividades, mas isso não a isenta de algumas responsabilidades.

Obete Matine garantiu, por isso, que ambas as mineradoras serão responsabilizadas, por não terem salvaguardado alguns princípios que regem a actividade mineira.

“A mineração ilegal ocorreu dentro de áreas que o Estado atribuiu direitos de mineiros a determinadas entidades para efeitos de exploração. É a esses a quem vamos chamar responsabilidade de forma que garantam segurança nas respectivas áreas”, sublinhou.

Questionado sobre a eficiência dos trabalhos de fiscalização, Obete Matine reconheceu que, neste caso particular, houve falhas, mas decorrem trabalhos com vista a apurar dados adicionais.

“Infelizmente, neste caso, a comunicação com as autoridades locais não correu como devia ser sobre o acidente em causa”.

Cerca de 20 pessoas morreram em acidentes de mineração artesanal ilegal e apreendidas 12 toneladas de mineiros diversos, no primeiro semestre de 2021. A PPI-Consultorias e Serviços e Xing Fu Yuang Mining têm as suas licenças datadas de 30 de Junho de 2016 e 21 de Julho de 2020, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos