O País – A verdade como notícia

Transportadores vacinam contra COVID-19 entre sexta e domingo

Os transportadores de passageiros, na cidade de Maputo, vão vacinar contra a COVID-19 entre sexta-feira e domingo, dias em que a demanda é relativamente reduzida.

A informação foi avançada pela vereadora de Saúde e Acção Social no Conselho Municipal da cidade de Maputo (CMCM), Alice de Abreu, que diz que assim o desejaram as associações dos transportadores.

“São os dias em que eles pediram para que fossem vacinados, dada a pouca procura dos passageiros. Havendo necessidade, poderemos, junto das associações de transportadores, identificar outros dias que sejam cómodos para que tomem a vacina”, disse Alice de Abreu.

Nesta fase de vacinação massiva, cerca de 2500 motoristas e cobradores serão imunizados, mas este é apenas o número a que as autoridades tiveram acesso, através das associações de transportadores.

Para assegurar que o processo seja abrangente, Alice de Abreu disse que foram criadas brigadas móveis que vão imunizar motoristas e cobradores que não tenham sido inscritos, por não estar afiliados às associações.

Assim, estas equipas estarão posicionadas nos terminais rodoviários do Xiquelene, Junta e Zimpeto. Igualmente, os transportadores poderão imunizar no recinto da Empresa Municipal de Transportes de Maputo (EMTPM).

“Os transportadores vão vacinar nestes locais enquanto o processo de vacinação durar”, disse Alice de Abreu.

Sobre as enchentes nos postos de vacinação, que marcaram os dois primeiros dias de vacinação massiva, a dirigente disse que a situação se deveu à demanda, tendo propiciado a ocorrência de atrasos no atendimento aos utentes.

Segundo afirmou Alice de Abreu, as enchentes foram notáveis nos pontos de imunização localizados nos distritos de Ka-Mpfumo, Ka-Mubukwana e Ka-Mavota.

“Nestes postos de vacinação, tivemos um número de utentes acima daquilo que foi previsto, mas também verificámos que, noutros, o movimento de pessoas era inverso”, afirmou a dirigente.

Nesta fase de vacinação massiva, que decorre até o dia 18 do mês em curso, a cidade de Maputo vai imunizar cerca de 219 mil pessoas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos