O País – A verdade como notícia

Transportadores de passageiros reconhecem falta de manutenção nos autocarros

Foto: O País

Mais um autocarro de transporte de passageiros envolveu-se em acidente, esta quinta-feira, depois de ter perdido travões, tendo causado dois feridos graves. O acidente aconteceu na Cidade de Maputo na esquina entre as avenidas 24 de Julho e Alberto Lithuli.

Não passavam 24 horas depois que um autocarro se incendiou em pleno andamento, carregando 80 passageiros, na Cidade de Maputo. E, esta quinta-feira, registou-se mais um acidente, mas, desta vez, do tipo choque entre veículos, depois de o sistema de travagem do semi-colectivo ter avariado e provocado um sinistro na Cidade de Maputo, que resultou em dois feridos.

Segundo testemunhas, o motorista não conseguiu controlar a viatura.

“O autocarro perdeu a direcção por causa dos travões, atropelou duas senhoras aqui, no semáforo. Desviou em direcção a uma árvore. Os dois feridos ficaram muito graves”, disse uma testemunha no local.

Estes acidentes têm uma causa que é bem conhecida pelos próprios transportadores. É a falta e/ou deficiente manutenção dos autocarros.

“Esses carros não são arranjados como devia ser, por causa dos custos. Estamos a trabalhar, mas não estamos seguros”, afirmou o motorista.

Mas, se a manutenção é fundamental para a segurança dos utentes, por que negligenciá-la?

“O preço do combustível não nos ajuda, não temos dinheiro para fazer a manutenção”, respondeu.

Se os autocarros funcionam em situação de risco, questionamos aos cobradores e motoristas se sabem o que fazer para socorrer os seus passageiros em caso de incêndio e/ou sinistro. Ao que responderam, mas com pouco conhecimento das medidas de emergência.

Entretanto, estes transportadores trabalham sob olhar apertado da Polícia de Trânsito e Municipal, que tem postos de fiscalização e patrulha um pouco por toda a cidade, mas impunes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos