O País – A verdade como notícia

Transformação digital em grande na exposição da MozTech

Foto: O país

Expositores da nona edição Moztech apresentam soluções com olhos postos na transformação digital. Há plataformas digitais para fazer quase tudo, desde o armazenamento de dados até a gestão de empresas.

Debates à parte, a feira da MozTech é um mundo de descobertas e os expositores fazem questão que esse mundo não seja segredo para ninguém. Os stands, cada um, estão montados para despertar a atenção de todos que passam pelos corredores da expo-tecnológica.

Por exemplo, a nona edição é uma oportunidade para jovens e adultos compreenderem melhor o funcionamento da Wise Up Online, uma plataforma digital de aprendizagem de inglês, com direito a certificado internacionalmente válido.

Um curso de Inglês que leva o mundo aos pés. É nisso que acredita Wiser Moçambique, devido ao nível de importância da própria língua. A representante da Wiser Educação Moçambique, Balbina Inroga, explicou que a empresa incentiva todos a aprenderem sobre a língua por ser um “passaporte” para se ter acesso a várias oportunidades de negócios e de emprego. “Nosso país está rodeado de outros falantes só de língua inglesa”, disse.

Mas, porque é tudo digital, há um desafio que se impõe em termos de segurança cibernética. Aliás, até foi tema de debate. Porém, para lá de conversa, há quem traz soluções práticas e está a tempo inteiro a mostrar isso aos participantes. É o caso da BCX, que apresenta vários sistemas de protecção cibernética.

“Fazemos por encomenda, por iniciativa ou proactivamente. Além disso, mostramos aqui o portfólio da BCX para que os clientes possam conhecer-nos melhor”, explicou Luís Enoque, director comercial da BCX.

O trabalho da BCX mostra-se cada dia mais importante pelo avolumar de dados que pessoas e empresas têm de processar. Isso também implica uma melhor gestão de espaço. Para isso, o armazenamento em nuvem é uma opção, aliás, é o caminho trazido pela Metrofile. “Trazemos a ferramenta Iron3, que é o datacenter, que é para criar um novo datacenter em Moçambique, que irá alojar alguns dados”, explicou Jorge Guambe, em representação da Metrofile.

A transformação digital está em tudo e esta nona edição está a provar isso, principalmente por via das soluções que os expositores trazem. A PHC, por exemplo, traz várias soluções para a gestão empresarial de forma digital, para que os gestores façam o manuseamento das suas empresas remotamente.

“O que fazemos é parte da política de ‘better management for happier people’, que significa ‘melhor gestão para pessoas mais felizes’”, comentou Vítor Cau, da PHC.

Porém, não é só isso que está nesta feira da Moztech, na sua edição número nove. Com as inscrições ainda abertas para o público no site, os expositores mantêm-se, em tempo real, nos stands para atender cada um dos seus clientes e explicar com exaustão os seus produtos tecnológicos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos