O País – A verdade como notícia

Transferência nas contas da Sonangol pode levar à descoberta de novas dívidas

Analistas da Capital Economics dizem que aumento da transferência nas contas da petrolífera Sonangol, pode levar a descoberta de novas dívidas como em Moçambique.

"O nosso receio é sobre a posição da dívida de Angola, que é muito opaca, quer da República, quer a da Sonangol, em ambos os casos os números não se percebem bem e há um receio de que quando percebermos melhor, podem ser piores do que pensávamos e podemos ter uma surpresa desagradável, como aconteceu em Moçambique", disse John Ashbourne.

Ashbourne disse que mesmo se a dívida, de 3,7 mil milhões de dólares, reportada ao Fundo Monetário Internacional for correcta, ainda é um valor muito grande. O analista acrescentou que o rácio do PIB sobre a dívida pública de Angola é um dos maiores de África.

“E isso é baseado nos números que o Governo nos deu, por isso se há mais dívida da Sonangol, então a situação podia ser pior e isso seria muito preocupante", vincou.

O facto de o FMI ter validado os números apresentados por Angola "é positivo, mas não seria uma grande surpresa saber que os números são diferentes dos apresentados pelo Governo", concluiu o analista.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos