O País – A verdade como notícia

Tradução da bíblia em Chope faz parte do legado de Dom Alexandre, diz Dom Dinis Sengulane

Foto: O Pais

A revelação foi transmitida pelo bispo emérito da Igreja Anglicana, Dom Dinis Sengulane, no término das cerimónias do sepultamento do cardeal Dom Alexandre na Cidade de Maputo.

“Eu devo dizer que talvez há uma coisa que precisamos acrescentar. De todas as coisas boas que se disseram é que Dom Alexandre e eu autorizamos os nossos padres para trabalharem na tradução da bíblia em Chope. Até 1982 não havia nada escrito sobre as escrituras sagradas em Chope, mas a partir daí começamos a fazer o trabalho de tradução. E hoje já temos a bíblia em Chope completa e isso faz parte do legado que ele deixa para nós”, elucidou Dom Dinis Sengulane.

Questionado sobre a valorização dos esforços de Dom Alexandre na promoção da paz, o bispo emérito disse que certamente há muito que se fazer, mas aqueles padrões que se estabeleceram com a assinatura do Acordo Geral de Paz são firmes,” não podemos abandonar e continuemos, estamos a precisar de reconciliar para que não recuemos”.

 

ROQUE SILVA DIZ QUE EMANA UM SENTIMENTO DE ALEGRIA PELAS OBRAS QUE DEIXOU

Para o Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, a morte de Dom Alexandre consubstancia um momento de dor, entretanto há motivos de alegria pelo vulto de ensinamentos e da dedicação com a qual serviu ao país.

“Por um lado é um sentimento de tristeza por ter partido um grande homem, por outro é sentimento de alegria pelas obras que ele deixou, pelas lições de vida. Um homem que conseguiu, através da palavra, mostrar ao mundo e aos moçambicanos que podemos ser úteis sem ter que olhar naquilo que podemos ganhar ou receber”, explicou Roque Silva.

 

TODOS OS MOÇAMBICANOS DEVEM CONTINUAM COM A OBRA

Segundo Dom Carlos Matsinhe, bispo da Igreja Anglicana e presidente do Conselho Nacional de Eleições (CNE) todo o povo cristão e todos os moçambicanos devem continuar com a obra que Dom Alexandre deixou, sendo pacificador do país, a trabalhar para a educação, servir o povo de Deus com todo o afinco e dedicação, fazendo com que a vida de Moçambique seja transformada.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos