O País – A verdade como notícia

Trabalho remoto visto como um dos ganhos trazidos pela pandemia da COVID-19

Foto: O Pais

O trabalho remoto foi uma das principais medidas usadas pela maior parte das empresas em quase todo o mundo, para fazer face à pandemia da COVID-19. Em debate sobre este tema, painelistas da Conferência Moztech entendem que esta forma trouxe ganhos significativos.

É bem sabido que a COVID-19 mudou tudo, sobretudo a forma de trabalho. Pela imposição do distanciamento físico, as instituições tiveram que implementar o chamado trabalho remoto a nível mundial.

E foi este um dos temas levados a debate neste primeiro dia da conferência expo-digital Moztech.

Painelistas entendem que, embora desafiante, o trabalho remoto foi uma das coisas positivas que a pandemia trouxe.

“E se nós formos a olhar a possibilidade do trabalho remoto, é realmente uma das coisas boas que saiu dessa pandemia. Um dos maiores desafios foi um tema de liderança, ou seja, as pessoas habituarem-se a ter equipas fora e manter relacionamento com as equipas e manter as equipas coesas”, destacou Graça Elsa, administradora executiva do Ned Bank”.

Os ganhos do trabalho remoto são de mérito reconhecido, mas não houve ganhos em tudo. Para Koji Pereira, designer do Twitter, o contacto interpessoal, que é importante para o desenvolvimento criativo, foi perdido.

“Então, para mim, a grande dificuldade é essa, em que todo o mundo está a trabalhar de casa. Você tem conversas que são relacionadas a projectos, sempre ligadas a uma reunião e aquelas conversas mais informais acabaram deixando de existir”, disse.

Andrei Gurgel, designer da americana TOPTAL, sempre trabalhou remotamente e diz que a evolução do modelo de trabalho depende muito da mudança de cultura.

“Eu acho que o trabalho remoto ela trouxe uma coisa de respeito na comunicação. Talvez as pessoas já tenham percebido isso. As pessoas se habituaram a respeitar o tempo do outro. A situação de eu mandar uma pergunta e eu aguardo que a pergunta volte. Tudo é uma construção de cultura. Eu acho que essa é a chave. Desconectar algumas verdades estabelecidas e construir uma nova percepção do que é o trabalho e como integrar isso na vida pessoal”, finalizou.

Maior flexibilidade, autonomia e produtividade e um melhor equilíbrio entre a vida privada e a profissional são algumas das vantagens do trabalho remoto apontadas pela Organização Internacional do Trabalho.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos