O País – A verdade como notícia

Total reitera que vai voltar ao projecto de gás da Bacia do Rovuma

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu, hoje, garantias da multinacional francesa, Total, de que espera apenas pelo restabelecimento da segurança, para retomar as actividades na Península de Afungi, em Cabo Delgado.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, hoje, um encontro com o Presidente do Conselho de Administração da companhia petrolífera multinacional Total, Patrick Pouyanné, no quadro da visita de trabalho que efectua à República Francesa.

Falando à imprensa moçambicana que acompanha o Chefe do Estado nesta visita à França, Patrick Pouyanné assegurou que a Total está muito empenhada em manter o seu projecto em Moçambique.

“De facto, nós estamos a trabalhar. Houve este incidente em Palma, província de Cabo Delgado, que é uma questão da segurança. Mas, quero assegurar que tivemos de tomar medidas de segurança e o nosso empenho mantém-se. Nós somos pela segurança, sobretudo das pessoas, por isso tivemos de retirar o nosso pessoal, mas, assim que as condições de segurança tiverem sido repostas em Cabo Delgado, vamos voltar e temos plena confiança no Governo de Moçambique que está a trabalhar e vai conseguir restaurar a segurança e lá estaremos”, sustentou Patrick Pouyanné.

O PCA da Total desmentiu, por outro lado, os rumores que circulam sobre a retirada da empresa que dirige no projecto de exploração de gás da bacia do Rovuma.

“A Total mantém-se empenhada no seu projecto em Moçambique. O gás natural é muito procurado no mundo para o planeta, é energia importante, é uma prioridade, por isso continuamos empenhados”, sublinhou Patrick Pouyanné.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos