O País – A verdade como notícia

Tocova pode ver pena suspensa transformada em efectiva

O presidente interino do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Manuel Tocova, que se encontra detido desde quarta-feira, acusado de porte de arma de forma ilegal, poderá cumprir de forma efectiva a pena suspensa de três meses que lhe foi aplicada por crime de desobediência ao Ministério Público. Quem o diz é o jurista Télio Chamusse, argumentando que tal poderá acontecer por ter cometido outro crime (porte ilegal de arma). “Tendo agora se suscitado outro crime, Manuel Tocova perde o direito de responder em liberdade.

E se for condenado por causa deste novo crime, que é de porte ilegal de arma, automaticamente, vai perder o direito de pena suspensa, tal como prevê o nosso Código Penal”, diz o jurista. A detenção do edil interino de Nampula aconteceu após ter sido ouvido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).

Tocova alegou ter alugado a arma de um antigo deputado da Renamo, em 2015, para a sua segurança. A sua detenção aconteceu dias depois de ter anunciado estar em parte incerta, por ter sofrido ameaças.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos