O País – A verdade como notícia

Tocha dos Jogos da Commonwealth-2022 passeia pelas ruas de Maputo

Foto: COM

Já está em Maputo a tocha dos jogos da Commonwealth. A tocha chegou esta segunda-feira ao país vindo da Zâmbia e vai percorrer vários pontos da capital do país antes de rumar para outro país, mais concretamente para as Maurícias, esta quinta-feira.

Chegou à capital do país na passada segunda-feira, foi recebido pelas autoridades moçambicanas, entre eles o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, e passeia pelas artérias da Cidade de Maputo. Lançado o seu périplo pelo mundo no dia 7 de Outubro, no Reino Unido, pela Rainha Isabel II, a tocha, que vai passar por 172 países, leva consigo uma mensagem especial.

Aliás, Gilberto Mendes diz mesmo que esta passagem da tocha por Moçambique, mais concretamente Maputo, é um marco histórico no que diz respeito à participação do nosso país nesta competição. “Este momento marca o arranque de todo o movimento dos Jogos da Commonwealth, onde Moçambique vai participar em 20 atletas este evento, a seguir aos Jogos Olímpicos, são os mais importantes ao nível desportivo com a participação de cerca de 70 países, é quase uma mini-olimpíada”, disse Gilberto no acto da recepção da tocha na capital moçambicana.

A tocha Queen’s Baton Relay estará em Moçambique até ao dia 25 do corrente mês, data que partirá para as Maurícias, também por três dias, a caminho de Bermingham, local que vai acolher os jogos de 2022.

Único país de expressão portuguesa que participa nestes jogos desde 1998, Moçambique é tido como elo entre os Países de Língua Oficial Portuguesa e a comunidade anglófona e membros da Commonwealth, daí que a Alta-Comissária do Reino Unido em Moçambique tenha destacado esta passagem como um momento marcante.

“O bastão vai visitar 72 países, durante 274 dias de viagem, e esta é a semana de Moçambique, e estamos felizes em sublinhar a importância do bastão que significa coisas como solidariedade, cooperação, esperança e uma troca de histórias comuns entre os países por onde ele irá visitar”, disse NneNne Iwuji-Eme.

No primeiro dia em solo pátrio, a tocha teve passagens por várias artérias da Cidade e desaguou no Conselho Municipal de Maputo, onde foi recebido pelo respectivo presidente, Eneas Comiche.

O edil de Maputo reiterou o orgulho em ser anfitrião da passagem da tocha. “Enche-nos de orgulho por estarmos a representar todos os moçambicanos, o que demonstra que estamos unidos na participação, por antecipação, na 22ª edição dos Jogos da Commonwealth”, disse Eneas Comiche, durante a cerimónia que teve lugar no átrio do Município de Maputo.

Depois do Conselho Municipal, a tocha teve mais um momento de passeata pelas avenidas da capital do país, nomeadamente a Escadaria da Maxaquene, no museu, para além da passagem pela comunidade estudantil, na Escola Secundária Josina Machel, até desaguar na sede do Comité Olímpico de Moçambique.

O anfitrião, Aníbal Manave, espera que “a vinda da tocha para o país sirva para que todos nós comecemos a viver aquilo que são estes jogos, para despertar os atletas, as forças vivas para o próximo evento, nos Jogos da Commonwealth, que são a segunda maior competição ao nível mundial, onde participam os campeões mundiais e olímpicos do atletismo e natação”, para além de enaltecer a importância da mesma para os participantes, tendo em conta que “dois anos antes já estamos a fazer o primeiro teste para os Jogos Olímpicos”, que terão lugar em 2024.

Nos Jogos da Commonwealth, espera-se a presença de 6500 atletas e Moçambique quer estar, onde já conquistou seis medalhas, duas das quais de Ouro, com cerca de 20 atletas nas modalidades de atletismo, boxe e judo, entre outras, das 20 que farão parte desta competição.

Nos jogos de 2018, em Gold Cost, na Austrália, a delegação moçambicana foi composta por 44 pessoas, entre atletas, treinadores e membros do staff. Os atletas estavam em número de 28, que participaram nas modalidades de atletismo, natação, voleibol de praia, boxe, basquetebol feminino e ciclismo.

A XXII edição dos jogos será realizada na Inglaterra de 28 de Julho a 8 de Agosto de 2022.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos