O País – A verdade como notícia

Tiroteio provoca três mortos e onze feridos em França

Um tiroteio no mercado de Natal de Estrasburgo, no norte de França, provocou três mortos e fez 11 feridos dos quais cinco em estado grave.

A França agravou o plano antiterrorismo "Vigipirate" para o nível mais alto, "Emergência de Atentado", e reforçou o dispositivo militar da operação "Sentinela", activada desde os ataques em Paris em Novembro de 2015.

O suspeito do tiroteio é um homem de 29 anos, natural de Estrasburgo, com cadastro ligado à pequena delinquência local e suspeito de ligações a indivíduos ou a movimentos islâmicos radicais e de ser um potencial terrorista, anunciou a Euronews.

O atacante terá sido atingido por militares que faziam a patrulha de segurança no centro de Estrasburgo, ao abrigo da operação "Sentinela".

O nível "Emergência de Atentado" permite a implementação de uma célula de crise e o encerramento de vias de comunicação.

O tiroteio ocorreu numa altura em que o Parlamento Europeu estava repleto de eurodeputados e funcionários. Tal como outras pessoas no resto da cidade, quem estava na instituição europeia recebeu indicação para permanecer no local até nova ordem.

Ainda não é claro se este tiroteio se tratou de facto de um atentado ou se o suspeito apenas respondeu a tiro à perseguição policial que lhe estaria a ser feita desde manhã devido à suspeita de ter cometido mais um delito comum, pelos quais já era conhecido das autoridades.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos