O País – A verdade como notícia

Tininha expõe “Todas as dimensões são reais”

A artista plástica Tininha inaugura, próxima terça-feira, pelas 18h, a exposição ‘Todas as Dimensões são Reais’, no Auditório do BCI, em Maputo. Estarão patentes, nesta primeira mostra individual da pintora, cerca de 40 obras, predominando o acrílico sobre tela e espátula.

Conhecida no meio artístico por Tininha, Albertina Santos é analista química de formação. Nasceu na década de 50, na então Lourenço Marques, hoje Maputo, e trabalhou em diversos ramos de actividade industrial. Em 2007 iniciou novos desafios, tendo abraçado a terapêutica, área em que obteve diversas certificações internacionais.

Em 2011, surgiram oportunidades de realizar o seu sonho artístico e, com o apoio dos artistas Hélder Nhackotou e João Fornasini, foi recebida no Núcleo de Arte. Em 2016, fez um curso de pintura em tecido e vidro, orientado por Maria das Dores Silva André, promotora de arte e artesanato, no Lar Nova Esperança, na cidade da Matola.

A partir de 2015, efectuou exposições colectivas no Núcleo de Arte, no Museu Nacional de Arte, no âmbito da XIII Edição da Bienal TDM, e na Galeria Janelas do Índico (Salão Nobre do Clube Naval). Entretanto, ao longo deste ano visitou os seguintes centros internacionais: Art Dubai – Global Art Forum, Dubai; Lousiana Museum of Modern Art (Humbebaek) e Statens Museum for Kunst – National Gallery of Denmark (Kobenhavn), Dinamarca.

Refira-se que a mostra pode ser vista, com entrada livre, até ao dia 16 de Novembro.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos