O País – A verdade como notícia

Tininha expõe “Todas as dimensões são reais”

A artista plástica Tininha inaugura, próxima terça-feira, pelas 18h, a exposição ‘Todas as Dimensões são Reais’, no Auditório do BCI, em Maputo. Estarão patentes, nesta primeira mostra individual da pintora, cerca de 40 obras, predominando o acrílico sobre tela e espátula.

Conhecida no meio artístico por Tininha, Albertina Santos é analista química de formação. Nasceu na década de 50, na então Lourenço Marques, hoje Maputo, e trabalhou em diversos ramos de actividade industrial. Em 2007 iniciou novos desafios, tendo abraçado a terapêutica, área em que obteve diversas certificações internacionais.

Em 2011, surgiram oportunidades de realizar o seu sonho artístico e, com o apoio dos artistas Hélder Nhackotou e João Fornasini, foi recebida no Núcleo de Arte. Em 2016, fez um curso de pintura em tecido e vidro, orientado por Maria das Dores Silva André, promotora de arte e artesanato, no Lar Nova Esperança, na cidade da Matola.

A partir de 2015, efectuou exposições colectivas no Núcleo de Arte, no Museu Nacional de Arte, no âmbito da XIII Edição da Bienal TDM, e na Galeria Janelas do Índico (Salão Nobre do Clube Naval). Entretanto, ao longo deste ano visitou os seguintes centros internacionais: Art Dubai – Global Art Forum, Dubai; Lousiana Museum of Modern Art (Humbebaek) e Statens Museum for Kunst – National Gallery of Denmark (Kobenhavn), Dinamarca.

Refira-se que a mostra pode ser vista, com entrada livre, até ao dia 16 de Novembro.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos