O País – A verdade como notícia

Timorenses votaram hoje Presidente da República

Foto: Notícias ao Minuto

Decorreram hoje eleições presidenciais em Timor-Leste e o processo de contagem de votos iniciou logo depois do fim da votação. As eleições são descritas como as mais concorridas de sempre, com 16 candidatos e mais de 800 mil eleitores.

As eleições presidenciais deste sábado em Timor-Leste, país com uma democracia ainda em construção, podem ter uma segunda volta caso nenhum dos candidatos reúna mais de 50 por cento dos votos.

A votação encerrou quando eram 15 horas locais e 7 horas em Maputo e logo de seguida iniciou o processo de contagem de votos que pode demorar mais de 24 horas. As eleições são descritas como históricas, com uma participação de 16 candidatos, 850 mil eleitores, o maior número de sempre.

Os principais candidatos foram o actual presidente Francisco Guterres Lú-Olo, e Ramos-Horta, prémio Nobel da Paz em 1996 pela luta pela da independência do país e também ex-Presidente.

Não é a primeira vez que estas duas figuras políticas se confrontam, com Lu-Olo a contar com o apoio da FRETILIM, partido no poder, e Ramos-Horta como candidato do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense.

O processo eleitoral mobiliza milhares de funcionários do Estado, entre equipas do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, da Comissão Nacional de Eleições, da Polícia Nacional de Timor-Leste e de autoridades centrais, regionais e locais.

Além dos centros de votação espalhados pelos postos administrativos, municípios e vilas, houve ainda locais de eleição na Austrália, Coreia do Sul, Inglaterra, Irlanda do Norte e Portugal.

Díli, capital do país, teve o maior número de centros de votação. Várias pessoas foram vistas, entre jovens, idosos e alguns com mais dificuldade em andar e que eram apoiados por familiares, todos alinhados para escolher o seu presidente, descreve a impresnsa internacional.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos