O País – A verdade como notícia

Timba: a hora dos “velhos” no basquetebol

Fotos: O País

Estabeleceram uma dinastia no passado. Brilharam em África, deixaram ficar a sua marca. Pertencem a uma geração de ouro do basquetebol moçambicano. Uma geração única que jogava com enormíssima paixão.

Eram muito finos e transpiravam qualidade nas quadras. Mau grado a transmissão de legado não ter sido como seria de esperar para se perpetuar qualidade. Hoje, juntam-se anualmente – nos últimos dois anos estiveram limitados devido à COVID-19 – para relembrar os velhos tempos e partilhar memórias. Identificaram no Torneio Internacional de Maputo de Bola Ao Ar, TIMBA, uma plataforma para celebrar o basquetebol de tempos outros.

Este ano, precisamente entre os dias 30 de Abril e 1 de Maio, o pavilhão do Desportivo vai ser palco desta prova que junta antigas glórias do basquetebol moçambicano.

Na retoma da prova, prevê-se a movimentação de cerca de 200 elementos entre antigos praticantes e treinadores.

Estes vão competir, em masculinos, nos escalões 30-39 anos, 40-49 anos e + 50 anos. De Angola, país com tradição no basquetebol, vem uma equipa que se inscreveu para os escalões 30-39 em masculinos.

A organização refere que, depois de terem confirmado a participação de mais equipas, os angolanos acabaram por inscrever apenas uma. Espera-se que o evento venha a movimentar 40 jogos que, mais do que o espírito competitivo, carreguem consigo a amizade, paixão e estímulo pela prática da modalidade.

O regulamento prevê que cada equipa inscreve o máximo de 15 jogadores e mínimo de sete, podendo ter até dois treinadores.

Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Basquetebol – FIBA- à excepção daquelas alteradas no regulamento desta prova.

Mais: a regra dos 24 segundos será observada em todos os jogos, sendo que o cronómetro deverá parar sempre que houver uma interrupção nos últimos minutos do último quarto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos