O País – A verdade como notícia

Theresa May apresenta plano B para o Brexit

Depois da rejeição do acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, Theresa May  vai apresentar na segunda-feira um plano B para o Brexit no parlamento.

"Agora que os deputados deixaram claro o que não querem, temos todos de trabalhar juntos construtivamente para definir o que o Parlamento quer", disse May.

A deputada dos verdes,Caroline Lucas, disse ter advertido a May para descartar o Brexit sem acordo por considerar que isso distorce as negociações. May disse ser uma condição impossível, o que teria impedido o encontro com o líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, o principal partido da oposição, escreveu o jornal online Notícias ao Minuto.

"A primeira-ministra entrará em conversas fingidas para fazer passar o tempo e tentar chantagear os parlamentares para que votem no seu acordo mal-amanhado à segunda tentativa, ameaçando o país com o caos que a ausência de acordo vai trazer", acusou Corbyn.

Ainda de acordo com o Notícias ao Minuto, May argumenta que a alternativa para evitar a ausência de acordo está entre revogar o artigo 50.º e reverter o resultado do referendo, de 2016 que ditou o Brexit, ou aprovar um acordo de saída.

A apresentação do plano B, será acompanhada por uma moção para ser votada na semana seguinte, a 29 de janeiro, a qual os deputados poderão alterar, sugerindo diferentes alternativas para sair do impasse, incluindo um novo referendo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos