O País – A verdade como notícia

Terroristas continuam em Macomia e Nangade

Macomia e Nangade são os únicos distritos de Cabo Delgado que continuam inseguros devido à presença dos terroristas.

Segundo revelou o comandante provincial da Polícia da República de Moçambique em Cabo Delgado, Vicente Chicote, “o combate ao terrorismo continua, mas continuamos a batalhar para os últimos redutos do inimigo que, neste momento, localizam-se no distrito de Macomia e um pequeno círculo que anda aos redores de Nangade”.

Além do combate armado, a polícia diz estar a desenvolver acções com vista a eliminação das fontes de sobrevivência dos supostos terroristas.

“Nestes últimos dias, a alimentação básica dos terroristas é a mandioca que conseguem obter nas machambas abandonadas das aldeias Quinto Congresso, Nova Zambézia, Chai e lá para interior, por isso estamos a fazer todo esforço para deixar o grupo sufocado pela fome. Mas também trabalhar para cortar as fontes de informação de modo a limitar a sua fuga para outros pontos da província,” disse Vicente Chicote.

Entretanto, apesar da insegurança em Macomia e Nangade, alguns deslocados já começaram a regressar à Mocímboa da Praia, único distrito da província de Cabo Delgado que até agora estava sem população.

“Só na semana passada recebemos mais de 1500 pessoas que saíram dos centros de acolhimento para Auasse, e recebemos também um grupo de populares que saíram de Palma para vila sede de Mocímboa da Praia, confirmou a fonte.

A situação sobre o terrorismo em Cabo Delgado foi actualizada durante o lançamento das comemorações dos 47 anos da criação da Polícia da República de Moçambique, que se assinala no próximo dia 17 de Maio.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos