O País – A verdade como notícia

Terremoto no Afeganistão: vítimas pedem ajuda internacional para reconstruir residências

Foto: 90Goals

As vítimas feridas no terramoto na província montanhosa de Paktika, no leste do Afeganistão, pedem ajuda internacional para reconstruir suas casas.

O terramoto de magnitude 5,9 que sacudiu parte do Afeganistão, incluindo a capital Cabul, na manhã de quarta-feira, matou mais de mil pessoas, incluindo mulheres e crianças, e mais de 1.500 outras ficaram feridas em Paktika e nas províncias vizinhas de Khost.

O terremoto também destruiu muitas casas e danificou estradas em Paktika, a mais mais atingida.

“Nossas casas desabaram. Está tudo acabado, pois não podemos construir outra casa. Somos pessoas pobres de Giani, e esperamos que a comunidade internacional possa nos ajudar, apenas um pouco mais “, disse um Morador.

Um hospital em Paktika admitiu 57 vítimas de terremotos. Entre eles, 17 estavam em condições relativamente graves e foram transferidos para Cabul, para melhor tratamento, e alguns com ferimentos leves receberam alta após a recuperação.

Até sexta-feira, sete mulheres, um homem e duas crianças permaneciam hospitalizados.

Uma menina de oito anos, Shadana, estava tão assustada com o terremoto que só podia responder perguntas com gestos e era incapaz de falar.

Outra menina de cinco anos, Asma, perdeu toda a família no terremoto. Ela procura o pai desde que chegou ao hospital na quarta-feira, mas os médicos ainda não conseguem dizer a verdade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos