O País – A verdade como notícia

Termina a formação a Quadros do Governo Moçambicano oferecido pela Huawei Mozambique

Hawei

Maputo, 22 de Novembro de 2021 – A Huawei teve a cerimónia de encerramento esta segunda-feira, do seu programa de capacitação de quadros do aparelho do Estado, em várias matérias, entre estas a 5G, computação em nuvem, gestão de dados, uso de telecomunicação para controle de energia nos sites e solução de redes para educação. Este programa abrangeu +200 funcionários dos Ministérios de Economia e Finanças, Negócios Estrangeiros e Cooperação, Defesa Nacional, Interior e Trabalho e Segurança Social. A cerimónia de encerramento foi com a presença do Excelentíssimo Secretário Permanente do Ministério da Economia e Finanças, Dr. Domingos Lambo, Embaixador da China Wanghejun e CEO de Huawei para África subsaariana Chuxiaoxin (Edric Chu).

No seu discurso, o Dr. Domingos Lambo, referiu que hoje o uso de tecnologias é mais necessário e cada dia mais usado devido as limitações de ajuntamento sociais impostas pela pandemia da COVID-19. Hoje nos temos o teletrabalho a partir de casa e temos muitos desafios naquilo que é necessário para nova realidade em infraestruturas de TIC na criação meios mais adequados, novas soluções e melhoria de uso de TIC’s.

Por isso, é a nossa convicção que esta formação trouxe conhecimento e ampliou aquilo que o conhecimento no uso eficiente das TIC’s nas diversas áreas de formação e nos Ministérios e áreas de atuação do Governo. Hoje louvamos este contributo da Huawei que constitui um passo importante para o processo de alavancamento da sociedade, economia digital e digitalização do Governo pela capacitação dos nossos quadros. Para tal, contamos com apoio inestimável da Huawei Technologies Mozambique que sempre manifestou disponibilidade de capacitar o nosso pessoal.

Estamos convictos que este é apenas o início de muitas atividades conjuntas no âmbito da nossa parceria, pois entendemos que o desenvolvimento face aos desafios impostos hoje, precisamos da tecnologia. Para tal, acreditamos que a Huawei Technologies Mozambique é o parceiro ideal.” disse o Secretario permanente do Ministro de Economia e Finanças, Domingos Lambo.

Teve também a intervenção do Embaixador da China Wanghejun que disse em seu discurso, “O Governo Chinês sempre incentivou as empresas chinesas a promover o desenvolvimento econômico e social em vários países através de seus respetivos negócios e a cumprir ativamente suas responsabilidades sociais. Fornecer treinamento em TIC para os funcionários públicos de Moçambique, promover intercâmbios científicos e tecnológicos e ajudar o governo a fortalecer a construção de capacidades digitais são um sinal da resposta positiva da Huawei ao chamado do Governo e uma ilustração vívida da China “verdadeira e sincera” e “durante as pessoas para trabalhar com a África”. Este ano, apesar da propagação global da epidemia, a Huawei forneceu treinamento de talentos para Moçambique por muitas vezes, o que demonstra a determinação da Huawei em avançar na estratégia de localização de talentos. Aqui, gostaria de agradecer ao Ministério de Negócios Estrangeiros e cooperação, Ministério das Finanças, Ministério da Defesa, Ministério do Interior e Ministério do Trabalho pelo seu apoio e cooperação no desenvolvimento da Huawei em Moçambique” disse o Embaixador da China.

Por sua vez, o CEO da Huawei Mozambique para Africa subsaariana, Sr. Chuxiaoxin (Edric Chu), considerou “O Treinamento em TIC é uma iniciativa da Huawei para ajudar e promover o desenvolvimento e o crescimento da transformação digital do governo. Que realizamos numa perspetiva de aumentar o conhecimento, trazer e contribuir no crescimento da transformação digital do país, partilhando o conhecimento e a experiência. 5G, computação em nuvem, centro de dados, soluções de energia e campus inteligente são os principais cursos e chaves para entender o crescimento global da era / tempo digital e prospetar o caminho e a rota a que cada Governo como Moçambique e muitos em desenvolvimento rumo à transformação digital. Esperamos e desejamos abraçar mais em projetos que possam beneficiar e aumentar o crescimento e a transformação digital do governo moçambicano. Trabalharemos juntos para atingir a meta e levar o digital para todos”, disse CEO da Huawei para Africa subsaariana Chuxiaoxin

A Huawei aspira fortalecer esta cooperação com o Governo Moçambicano, mediante a realização de diferentes atividades e eventos, por exemplo capacitações semelhantes à estas, doação de equipamentos à instituições estatais. 

Vale mencionar que as ações desenvolvidas pelas Huawei têm contribuído para o processo de transformação digital no país e o desenvolvimento geral da infraestrutura de TIC. Associado a esse objetivo, a Huawei, ciente da sua responsabilidade social corporativa, procura igualmente contribuir para uma sociedade moçambicana cada vez melhor para obtenção do conhecimento a fim de aumentar a eficiência e produtividade dos órgãos governamentais.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos