O País – A verdade como notícia

Tende a aumentar número de infecções pela COVID-19 na África Austral

A Organização Mundial da Saúde alerta para o aumento de casos da COVID-19 na África Austral. O alerta soa após se ter registado um aumento considerável de infecções nas últimas três semanas.

Parecia que a COVID-19 tivesse dado trégua, mas não! As infecções pelo novo Coronavírus tendem a disparar cada vez mais.

A Organização Mundial da Saúde indica que, na África Austral, se registaram e perto de 46.300 casos positivos na semana passada, um aumento de 32% de casos em relação à anterior.

O aumento mais significativo ocorreu na África do Sul, onde os casos registados semanalmente quadruplicaram nas últimas três semanas.

Já o eSwatini e Namíbia relataram um aumento de 50% de casos nas últimas duas semanas em comparação com as duas anteriores.

Mesmo com o aumento de casos da COVID-19, o número de mortes causadas pela doença não está a aumentar de forma muito rápida, apesar de a África do Sul ter registado 376 perdas humanas nas últimas três semanas, de acordo com a imprensa internacional.

Para a OMS, a presença da variante Ómicron num momento em que os países estão a levantar muitas medidas restritivas para conter a doença é a principal causa dessa tendência de aumento.

De acordo com o director de Preparação e Resposta a Emergências da OMS para a África Austral, Abdou Salam, os países devem intensificar a sua preparação e garantir que podem dar uma resposta eficaz no caso de uma nova vaga pandémica.

Até agora, a África registou 11,7 milhões de casos da COVID-19, dos quais cerca de 253.000 resultaram em óbitos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos