O País – A verdade como notícia

Tempestade “GOMBE” evoluiu para ciclone tropical

A Tempestade Tropical “GOMBE” continua a intensificar-se e nas últimas horas atingiu o estágio de ciclone tropical, com ventos de 120 quilómetros por hora e rajadas até 165 quilómetros por hora e deslocando se a uma velocidade de 11 Km/h em direcçao à costa da província de Nampula.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) explica que até às 08 horas, o seu epicentro localizava-se nas coordenadas 15.6 graus de latitude Sul e 42.8 graus de longitude Leste, com vento máximo e rajadas de 120 e 165 quilómetros por hora, respectivamente.

As projecções indicam que o seu epicentro atingirá a província de Nampula, entrando por Mossuril, no período da manhã dessa sexta-feira.

Ainda devido ao fenómeno, as províncias de Cabo Delgado e Niassa continuarão a registar chuvas moderadas localmente fortes e acompanhadas de trovoadas.

Na província de Nampula, os distritos de Angoche, Liúpo, Morrupula, Rapale,

Mecuburi, Muecati, Nacarrôa, Monapo, Mogincual, Mossuril, Nacala, Ilha de Moçambique e cidade de Nampula poderão registar chuvas acima de 200 mm/24h com trovoadas, ventos fortes com rajadas até 180 Km/h

O mesmo cenário é previsto para a província da Zambézia, principalmente nos distritos de Pebane, Gilé, Mulevala, Mocubela e Maganja da Costa.

Em relação aos distritos de Moma, Larde, Malema, Mugovolas, Ribaué, Lalaua, Eráti e Memba, em Nampula, espera-se chuvas acima de 100 mm/24h, acompanhadas de trovoadas. Essa mesma intensidade de chuvas poderá ser verificado nos distritos de Chinde, Mopeia, Inhassunge, Nicoadala, Namacurra, Derre, Mocuba, Lugela, Ile, Alto Molócue e cidade de Quelimane, na Zambézia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos