O País – A verdade como notícia

Telenovela “Salve-se quem puder” estreia hoje na STV

Salve-se quem puder é o título da nova telenovela brasileira que estreia na Stv, depois do Jornal da Noite. A produção traz uma história sobre a justiça num tom que dialoga com realidade moçambicana.

Na telenovela brasileira Salve-se quem puder, Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada) presenciam um assassinato do poderoso juiz Vitório e são obrigadas a fingir que estão mortas, aderindo, consequentemente, a um Programa de Protecção à Testemunha. De seguida, as personagens são enviadas a uma pequena cidade de São Paulo, mudando os nomes para Josimara, Fiona e Cleyde, respectivamente, sendo dadas como mortas para as proteger dos assassinos.

Quem deseja a morte das três jovens, na verdade, é a inescrupulosa Dominique, vilã, uma das líderes da facção envolvida num esquema de corrupção, e a tia de Renzo, que teve um tórrido romance com Alexia no México, embora viva um dilema ético por não compactuar com as ilegalidades da família.

Este, essencialmente, é o enredo de Salve-se quem puder, uma telenovela que estreou no Brasil em Janeiro de 2020. No entanto, porque a estreia aconteceu enquanto se gravavam novos episódios, quando a COVID-19 impôs-se naquele país, depois de exibidos 54 capítulos, saiu do ar. Os espectadores brasileiros, com efeito, voltaram a acompanhar as emoções de Salve-se quem puder, escrita por Daniel Ortiz, em Maio do ano passado. Agora, chegou a vez dos moçambicanos, telespectadores da STV.

Com a excelente actriz brasileira no elenco, Deborah Secco, a desempenhar o papel de Alexia, a telenovela brasileira apresenta um enredo intenso e cheio de emoção, igualmente, envolvendo momentos fortes de drama e humor.

A abordagem incisiva ao crime, à justiça, ao medo, à moral e à ética reflectem elementos que permitem a telenovela dialogar com a realidade social de Moçambique. Afinal, à imagem do universo da ficção, já se assassinou um juiz em Moçambique. Além disso, a corrupção é, igualmente, um tema muito presente, o que também não deixa de comunicar com os moçambicanos.

Com direcção de Marcelo Travesso, Salve-se quem puder é uma aventura sobre a verdade, em jeito de comédia. Por isso, o telespectador da STV deverá rir ate à exaustão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos