O País – A verdade como notícia

Telefonias móveis buscam soluções para restabelecer linhas de comunicação na Beira

Devido ao ciclone Idai que afectou o centro e norte do país, com maior enfoque para a província de Sofala, as linhas de comunicação foram interrompida. As telefonias móveis estão a envidar esforços para o rápido restabelecimento das linhas de comunicação.

A telefonia móvel Tmcel informou em comunicado que as equipas têm estado concentradas em encontrar soluções que permitam, a qualquer momento, o restabelecimento das linhas de comunicação fixa e móvel, entre a cidade da Beira e o resto do país.
 
“Em resultado destes esforços, as linhas fixas estiveram operacionais durante sexta-feira e parte do dia de sábado último, porém, devido ao recrudescimento das condições meteorológicas adversas naquela província, a rede ficou de novo inoperacional, desde a noite de sábado”, lê-se.

Após a reparação dos vários cortes identificados, persiste, contudo, a interrupção do tráfego entre Caia–Beira, devido a problemas de alimentação de energia na estação de Muanza, o que dificulta o restabelecimento das comunicações para outras capitais provinciais.

A rede móvel Vodacom também está inoperacional. A companhia diz que o que têm estado a dificultar o restabelecimento da linha é o bloqueio das vias de acesso devido aos danos nas pontes e estradas.

“As equipas técnicas da Vodacom estão no terreno desde a manhã deste sábado e neste exacto momento todos os distritos das províncias da Zambézia, Tete e Manica estão com a rede 2G e 3G restabelecidas, o que significa que os nossos clientes nestes pontos do país já podem usar os nossos serviços de comunicação”, informa a Vodacom.

Por outro lado, a Movitel já repôs o tráfego de voz e dados na cidade da beira e em quatro distritos onde o serviço havia sido interrompido pelo ciclone Idai.

“A reposição aconteceu na madrugada de hoje depois de técnicos da empresa terem identificado um ponto, entre o Inchope e a Beira, onda sua conduta de fibra óptica havia rompido”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos