O País – A verdade como notícia

Taxa de inflação na Nigéria atinge 16% em Dezembro

A inflação na Nigéria subiu 16% em Dezembro de 2020 pelo 16º mês consecutivo, atingindo um valor recorde de três anos, impulsionada pelo aumento dos custos dos alimentos juntamente com um índice de preços melhorado.

O negócio funciona a meio gás. Os clientes dizem-se sufocados com os preços. Assim vai uma das maiores economias africanas que cresceu a uma taxa média de 3,1% em 2020, em comparação com a média de 4% do resto do continente.

A Nigéria enfrenta a sua taxa de inflação mais elevada em mais de 3 anos, de 16%, segundo o Gabinete Nacional de Estatística. A economia do país ficou presa numa recessão e o valor da moeda local naira desvalorizou-se significativamente em relação a outras moedas estrangeiras como o dólar norte-americano.

Como resultado, os preços da maioria dos produtos, incluindo os produtos alimentares importados, são afectados negativamente. O custo médio de um saco de arroz é actualmente um pouco inferior a 100 dólares norte-americanos. No ano passado, foi pouco mais de 50 dólares.

Especialistas disseram que isto poderia empurrar mais pessoas para a pobreza porque os rendimentos da maioria dos nigerianos não subiram durante esse período. De acordo com o Banco Mundial, mais 7 milhões de nigerianos poderão mergulhar na pobreza este ano.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos