O País – A verdade como notícia

Taruma nas feiras do livro em Portugal

Foto: Instituto Camões

O poeta moçambicano, Álvaro Taruma, que é rosto habitual nos eventos do Instituto Camões – Centro Cultural Português (IC-CCP) em Maputo, fará a apresentação do seu mais recente livro “Animais do Ocaso” na Feira do Livro de Porto e na Feira do Livro de Lisboa, respetivamente, nos dias 4 e 11 de Setembro em curso.

Taruma escala Portugal a partir de hoje com vista à participação nas Feiras do livro de Porto e de Lisboa, e outras demais actividades, nas quais apresentará ao público o seu mais recente livro, sob chancela da portuense Editora Exclamação.

No dia 4 de Setembro, Taruma fará a sua estreia na Feira do Livro do Porto, e estará presente no stand da sua editora para autografar os livros e trocar experiência com outros autores. No dia 11 do mesmo mês, caberá a vez da Feira do Livro de Lisboa receber Taruma e apresentar aos leitores o seu mais recente livro.

“Animais do Ocaso” é o terceiro livro de Álvaro Taruma e é precedido de “Matéria Para Um Grito” (Cavalo do Mar, 2018) também lançado no IC-CCP. O mesmo foi galardoado com o prémio BCI de Literatura, na edição de 2019. Note-se que Álvaro Taruma foi agraciado no ano passado como um dos Escritores do Ano pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD), galardão que se espera venha a receber também durante a sua estadia em Portugal.

O prefaciador da obra, o escritor e crítico literário, António Cabrita, destaca na escrita de Taruma o seu forte apelo lírico e sua poesia de cunho existencial, considerando-o um poeta que não receia pôr os dedos nas feridas, não alienando na palavra o seu testemunho histórico e social, e isto embrulhado numa prosódia segura que faz de si um dos nomes cimeiros da atual poesia moçambicana.

A presença do autor em Portugal e a divulgação da obra em Moçambique contam com o apoio do IC-CCP e insere-se na promoção de novos valores literários no espaço da língua portuguesa, suas culturas, bem como na valorização da sua diversidade. “Animais do Ocaso” será também apresentado brevemente no IC-CCP em Maputo e na Beira, acompanhado de uma conversa que contará com o prefaciador

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos