O País – A verdade como notícia

Tânia Tomé no congresso de leitura brasileiro

A escritora, poeta e coach internacional foi uma das autoras convidadas à 3ª edição do CONALER – Congresso Nacional de Leitura Online do Brasil. A participação de Tânia Tomé aconteceu logo no dia inaugural, 3 deste mês, através de um sarau literário com o escritor Daniel Munduruku, a educadora Claudia Costin e o actor Paulo Betti (todos brasileiros), que participa em várias telenovelas da Globo exibidas em Moçambique.

Sob o lema “Livros e leitura em tempos de pandemia”, a 3ª edição do CONALER, que termina domingo, conta com a participação de 40 intervenientes de diferentes áreas sociais, entre brasileiros e cidadãos de outros cantos do mundo, sendo que, nesta edição, Tânia Tomé é a única participante africana. “Para mim é uma grande honra ser uma das autoras convidadas, mas ser também a primeira e única africana neste evento brasileiro que já vai na sua terceira edição. Para além de ser a única africana, sou, de facto, uma das mais jovens do evento e das poucas negras”.

Na opinião de Tânia Tomé, o reconhecimento que tem no Brasil é realmente extraordinário. “Brasil fez um tributo ao meu trabalho como escritora, em 2011, com a Biblioteca Nacional do Brasil, e, depois, o meu livro [Agarra-me o sol por trás] tornou-se referência bibliográfica da pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo que o meu livro Succenergy está na lista dos 15 Livros para Ler em 2020”.

Com a inclusão de Tânia Tomé nesta edição, a organização pretendeu acrescentar à iniciativa uma voz na motivação e no incentivo à leitura. E, segundo acredita a autora de Succenergy, o evento que conta com a participação de poetas, escritores, jornalistas, filósofos e actores é importante porque ajuda na desconstrução de uma série de paradigmas e crenças, para que o Homem possa evoluir. “Só o conhecimento ligado à qualidade das nossas reflexões e nossas atitudes e acções poderão fazer a diferença”.

Entre outros convidados à 3ª edição do CONALER – Congresso Nacional de Leitura Online estão Monja Coen (Monja Zen Budista), Cristiane Sobral (escritora), Roger Chartier (Historiador e escritor), Luiz Ruffato (escritor e jornalista, que ano passado participou no Resiliência, em Maputo) e Vitor Tavares (Presidente da Câmara Brasileira do Livro).

O CONALER – Congresso Nacional de Leitura Online, a cada edição, reúne conferências, palestras, depoimentos, saraus e sessões de cinema, com transmissão gratuita pela Internet. As lives com apresentadores e convidados são transmitidas ao vivo. O CONALER é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação sem fins lucrativos que tem por missão fomentar projectos de leitura junto a populações vulneráveis e formar mediadores e multiplicadores de leitura a fim de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Seus dirigentes são personalidades com um histórico de actuação em temas relacionados aos livros, leitura, literatura e bibliotecas, no Brasil e no exterior.

 

PERFIL TÂNIA TOMÉ

Tânia Tomé é escritora, poetisa, economista, empreendedora, palestrante e personalidade televisiva. Seu livro Succenergy – active sua energia e descubra o sucesso que há em você, está entre os 15 livros de desenvolvimento pessoal para ler em 2020, pela lista brasileira “Do Quântico ao cósmico”. O seu livro de poesia Agarra-me o sol por trás é referência bibliográfica da pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tomé é também autora do híbrido romance filosófico e poético Conversas com a sombra. É publicada em muitos países e participa de diversas antologias. Foi consagrada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo afro descendente e com menos de 40 anos, pelo Mipad New York, juntamente com outras celebridades internacionais, como Taís Araújo, Paul

Hamilton, Usain Bolt, Lupita Nyongo. Tomé é prémio Académico Portugal-África, pelo Antigo Presidente de Portugal Mário Soares, e Jovem Africana Líder, pela Iniciativa do Presidente Barack Obama, Programa Yali – MWF.

Succenergy – active sua energia e descubra o sucesso que há em você foi lançado nos EUA numa tour da autora entre Atlanta, New York e Califórnia. Este livro foi também lançado no Brasil para mais de 15.000 pessoas no Festival das Esmeraldas, onde Tânia Tomé foi keynote speaker e coach a convite da Prefeitura de Campos Verdes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos