O País – A verdade como notícia

Tamara e Tanucha fecham Liga Endesa na 12ª posição

Fotos: Kutxabanki Araski

As internacionais basquetebolistas moçambicanas Leia “Tanucha” Dongue e Tamara Seda fecharam, sábado, 16 de Abril, a sua participação na Liga Endesa na 12ª posição.

No derradeiro jogo da fase regular da Liga Endesa, o Kutxabank Araski perdeu com o Valencia – líder da prova- no Pabellón Municipal Fuente San Luis, por 75-61. Leia “Tanucha” Dongue foi a melhor cestinha da sua equipa com 17 pontos aos quais acrescentou seis ressaltos defensivos em 31 minutos na quadra.

Tanucha concretizou 7 em 12 lançamentos de campo, perfazendo uma média de 58% de aproveitamento e 3 em 3 lançamentos de campo (100%).

Já Tamara Seda contabilizou dois pontos e “capturou” quatro ressaltos em 21:00 minutos em campo. A poste concretizou 1 em 14 lançamentos de campo, correspondente a 14% de aproveitamento.

Mesmo sem possibilidades de atingir o “top 8” da liga feminina profissional de basquetebol da Espanha, o Kutxabank Araski começou melhor a partida e conseguiu 10 pontos ainda com 6:00 minutos por se jogar no primeiro quarto!

De resto, sete atletas do conjunto das moçambicanas Tanucha e Tamara pontuaram no primeiro quarto, com Até sete jogadores do Alava marcaram neste primeiro quarto que terminou com um parcial de 16-25, vantagem para o Kutxabanki Araski.

O arranque do segundo quarto não podia ser melhor para o Kutxabanki que fez um parcial de 0-8, forçando o Valencia a solicitar um desconto de tempo. Feitos os ajustes defensivos e com maior agressividade, o Valencia melhorou a sua prestação e liderou o segundo quarto com parcial de 19-13, saindo da primeira parte a perder por três pontos: 35-38.

O terceiro quarto não foi de todo bom para a equipa de Tamara Seda e Leia Dongue que viu o Valencia mais esclarecido na quadra, ofensivamente, e com melhor rotação defensiva.

As valencianas conseguiram, por via disso, um parcial de 12-0 (53-48) nos primeiros minutos desta etapa.

Aliás, com 4:00 minutos por se jogar nesta etapa, o Kutxabanki Araski não conseguiu pontuar.

Mesmo assim, o marcador indicava uma diferença de cinco pontos no final do terceiro quarto: 53-48.

No quarto e decisivo quarto, o Valencia Basket quebrou definitivamente a “resistência”  do  Kutxabank Araski, fugindo para 14 pontos no final do encontro: 75-61.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos