O País – A verdade como notícia

Talibãs pedem fim das sanções após negociações com os EUA

Foto: Notícias ao Minuto

O Governo talibã, no Afeganistão, pediu ontem aos Estados Unidos para que suspendam as sanções que o impedem de aceder às reservas internacionais do país, bem como as sanções contra os seus líderes.

Segundo escreve a Lusa, o pedido foi feito no final de dois dias de negociações entre a delegação afegã, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir Khan Muttaqi, e a delegação dos EUA, liderada pelo representante especial dos EUA para o Afeganistão, Thomas West.

Durante o encontro, segundo a imprensa portuguesa, os dois representantes “discutiram e trocaram opiniões sobre os problemas políticos, económicos, de saúde e educacionais do Afeganistão”.

“Os grupos técnicos de ambas as partes realizaram reuniões separadas para avançar mais. Em geral, as sessões foram positivas e ambas as partes concordaram em continuar com as reuniões no futuro”, acrescentou a diplomacia afegã.

Este foi o segundo encontro oficial entre o enviado de Washington e os talibãs, após uma outra reunião que decorreu no Paquistão, no início de Novembro.

O Afeganistão atravessa uma grave crise económica e humanitária, que aumentou para níveis sem precedentes após a chegada dos talibãs ao poder, em 15 de Agosto, como resultado de sanções económicas internacionais, em particular dos Estados Unidos, para impedir o acesso de líderes islâmicos ao sistema financeiro internacional.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos